fbpx

Custos e despesas: qual é a diferença?


Custos e despesas são os pagamentos que uma empresa precisa realizar. O custo é o valor pago para adquirir, criar algo ou prestar um serviço (despesa pré-paga). A despesa é o valor pago ou gasto para garantir a geração de receita da empresa.

 

Pessoas do mundo dos negócios gostam de usar alguns termos por aí, e “custo” e “despesa” são muito usados por eles. Mas o que esses dois termos significam? São apenas palavras diferentes para o mesmo significado?

O custo vs. despesa é um assunto antigo, mas essas duas palavras têm significados e aplicações diferentes. Neste artigo, discutiremos sobre os dois termos a fim de apresentar essa diferença.

 

O que são custos?

Custo é o valor pago ou gasto que é necessário para prestar um serviço ou vender um produto.

Em uma empresa de manutenção automotiva, por exemplo, os custos são peças e ferramentas necessárias para realização o serviço. Já em uma loja online de camisetas, por exemplo, o custo é a produção ou a aquisição de estoques.

Também se enquadram nessa categoria a matéria-prima e fornecedores, por exemplo.

 

O que são despesas?

Despesa é o valor pago ou gasto para garantir que a empresa continue gerando receita. Esses gastos podem ser fixos ou variáveis também.

Seguindo o exemplo acima, contas como aluguel de escritório, luz, marketing, telefone e Internet são despesas. Demais saídas de capital que não tem relação direta com a venda do produto podem ser administrativos, financeiros ou comerciais.

 

A influência dos custos e despesas no orçamento

Além de serem um dos indicadores mais importantes sobre o sucesso de um negócio, os custos e despesas são importantes no planejamento orçamentário, pois com eles é possível dividir corretamente os valores entre os setores e definir prioridades.

Agora, se você não identifica corretamente quais os custos e despesas que o seu negócio tem, como você vai separar os recursos e priorizar setores? Qualquer valor destinado a um setor pode ser um tiro no escuro, provavelmente, trará prejuízos ao seu negócio.

 

E o que são perdas?

Aproveitando o assunto, abriremos um pequeno espaço para falar sobre perdas, outro termo muito utilizado no mundo dos negócios…

Muito se fala dos custos vs. despesas, mas pouco sobre perdas. Basicamente, as perdas são gastos que seu negócio faz, mas que não são revertidos em receitas – popularmente conhecido como dinheiro jogado fora.

Por exemplo, mercadoria vencida ou acidente de trabalho que precisa ser compensado.

 

De forma simplificada, para identificar os custos e despesas, pense nos gastos que são necessários para que sua empresa continue produzindo ou prestando serviço. Se o gasto está relacionado diretamente com o produto ou serviço, é custo. Caso contrário, é uma despesa.

Por fim, não se esqueça de ler o nosso artigo sobre como aumentar a eficiência do financeiro do seu negócio

Comentário(1)

  1. REPLY
    pingback Gestão financeira: 4 dicas para pequenos empresários | Blog da Lucroo says

    […] de qualquer coisa, existe diferença entre custos e despesas (clique para […]

Postar um comentário