fbpx

Gestão financeira: 4 dicas para pequenos empresários


A gestão financeira é fundamental para a sobrevivência e crescimento de um negócio. Planejar, organizar, controlar e monitorar. Tudo para alcançar os objetivos de uma empresa.

Um bom gerenciamento financeiro ajudará seu pequeno negócio a cumprir prazos, obter vantagem sobre a concorrência e prever instabilidade financeira. Sem ele, por mais que o seu negócio já esteja estabelecido localmente, ele corre sérios riscos de sofrer abalos.

Seu financeiro pode parecer complicado e confuso, mas no post de hoje, vamos falar sobre a importância da gestão financeira, bem como 4 dicas para fazer uma gestão financeira incrível.

 

Adquira conhecimento em gestão financeira

Muitas coisas mudam no mundo corporativo. Por isso, é importante se atualizar sempre sobre novas ferramentas e conceitos teóricos de gerenciamento financeiro. Para você gestor, que tem pouco tempo por conta do excesso de tarefas, é importante manter-se atualizado, evitando assim tomar decisões sem nenhum planejamento e conhecimento financeiro.

Obter conhecimento sobre gestão financeira é difícil para a maioria dos empreendedores. Por isso, se você conhecer ao menos o básico sobre o assunto, você já terá uma vantagem.

Leia mais sobre gestão financeira.

 

Elimine gastos desnecessários

O escritório do seu pequeno negócio não necessita de itens de luxo se você não pode pagar por eles. Não há nenhum motivo plausível para comprar uma mesa de mogno para reuniões se você se vira muito bem sem uma.

Lembre-se que você tem um escritório pequeno para trabalho e não uma sala de estar para impressionar visitantes. Se for um item que você vive muito bem sem ele, então você não precisa.

Dar aos seus funcionários conforto no escritório é de sua responsabilidade, mas exagerar com coisas que não importam é um gasto adicional. Aprenda a gerenciar suas despesas comerciais.

 

Faça uma boa gestão de custos do seu negócio

Antes de qualquer coisa, existe diferença entre custos e despesas (clique para entender).

A gestão de custos é importante para as finanças de qualquer negócio, pois o controle desses valores ajuda na obtenção de melhores resultados financeiros. Além disso, esses dados também são essenciais para precificar produtos ou serviços corretamente.

Detalhe todos os custos do seu negócio, dividindo-os em custos fixos e variáveis. Desta forma, você consegue ajustar e, quando necessário, cortar valores que realmente estão impactando negativamente as finanças do seu negócio.

 

Não só utilize um sistema de gestão financeira

Utilizar um bom software de gestão financeira é o caminho. Com um sistema desse você não só mantém a saúde financeira da sua empresa em dias, mas também evita problemas.

No entanto, apenas um bom software desses não vai resolver o seu problema por inteiro, visto que você mesmo ainda terá que fazer todo o controle financeiro. A diferença é que você deixará as planilhas de lado para migrar para um sistema totalmente automatizado.

Para aumentar a eficiência do seu financeiro, melhorar a produtividade, automatizar processos, preservar seus dados com segurança e, principalmente, te dar tempo para se dedicar ao que é realmente importante (fazer seu negócio crescer), você precisa terceirizar o seu financeiro.

Com um bom serviço de terceirização financeira, sua empresa vai ganhar qualidade de informação, segurança e rapidez na geração de dados úteis para tomada de decisão.

 

Uma boa gestão financeira não só deve estar sob o uso de um sistema de gestão, mas também sob conhecimento financeiro e controle de custos e despesas.

Mas e você, como tem feito a gestão financeira do seu negócio? Já pensou em terceirizar esse setor? Deixe seu comentário e interaja conosco!

 

Postar um comentário