fbpx

5 dicas para melhorar o fluxo de caixa


O fluxo de caixa é importante para qualquer negócio, mais ainda para pequenas empresas.

Para ajudar a melhorar o fluxo de caixa, aqui estão 5 dicas importantes que você pode implementar imediatamente em sua empresa para receber pagamentos mais rápido.

 

1. Esboce expectativas com os clientes desde o primeiro dia

Às vezes, você pode estar tão empolgado em conseguir novos clientes que acaba não passando um contrato.

Não tenha medo de fazer um contrato com seu cliente, eles esperam isso de você. Além disso, você evitará problemas futuros, dores de cabeça e faturas não pagas.

E, ao passar um contrato, também é importante orientar seu novo cliente sobre todas as datas de entrega e datas de pagamento, especialmente se você tem uma política de pagamento atrasado – a qual deve estar incluída no seu contrato se você tiver.

 

2. Construa relacionamento com o cliente

Estar em constante comunicação é a melhor maneira de construir relacionamento com o cliente.

Atualize-os sempre sobre o que você está fazendo para eles e como as coisas estão indo. Faça com que eles se sintam dentro do projeto. E assim, quando chegar a hora do pagamento, não haverá demoras.

 

3. Saiba quem é o responsável por pagar você

A pessoa que vai realizar o seu pagamento será diferente de acordo com cada cliente.

Por exemplo, se o seu cliente é uma pequena empresa, é bem provável que o próprio proprietário que fará seu pagamento. Agora, se o seu cliente é uma empresa de médio ou grande porte, geralmente será o departamento financeiro.

Para melhorar o fluxo de caixa, você precisa verificar se tem o nome, número de telefone e o e-mail da pessoa que irá realizar o seu pagamento. Isso será útil e economizará muito tempo quando você precisar falar a respeito de um pagamento atrasado.

 

4. Envie faturas mais cedo

Essa é uma dica bem simples para melhorar o fluxo de caixa, mas muitas vezes é esquecida. Quanto mais cedo você enviar faturas aos seus clientes, mais cedo eles pagam.

Em quase todas as empresas, eles não podem pagar até que tenham uma fatura em seus próprios registros. Então, se você enviar uma fatura mais cedo por e-mail, seu cliente pode se preparar para pagá-la ou até realizar o pagamento imediatamente (principalmente se estiver feliz com seu trabalho).

É importante observar que a capacidade de criar faturas de forma rápida e enviá-las por e-mail ajudará você a implementar esta dica. Um sistema de gestão financeira na nuvem torna isso muito mais fácil.

 

5. Automatize o acompanhamento

Em um mundo perfeito, todas as faturas seriam pagas em minutos. Infelizmente, não é assim.

Faturas levam de 3 a 12 dias para serem pagas e isso pode ser uma espera gigantesca para o proprietário de um pequeno negócio. – lembre-se que todas as dicas giram em torno de melhorar o fluxo de caixa. Por isso, você precisa acompanhar suas faturas.

Considere um sistema de gestão financeira que permita identificar rapidamente as faturas pendentes por meio de um software fácil de utilizar. Isso economiza muito tempo e você acompanha facilmente a situação dos seus clientes.

Com a Lucroo, você pode automatizar o máximo (ou um pouco) do seu financeiro. Além do nosso software de gestão financeira, podemos cuidar de todo o seu financeiro para que você consiga se concentrar mais em fazer seu negócio crescer ao invés de mexer na papelada.

Postar um comentário