fbpx

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa


Fluxo de caixa

No mundo empresarial existem diversos termos e índices que auxiliam o administrador nas tomadas de decisões. O fluxo de caixa é um desses termos e é fundamental para a boa gestão do negócio.

Elaboramos um artigo onde iremos abordar os principais pontos deste índice e como ele pode ajudar no dia a dia da empresa.

 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é que o controle de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. De uma forma mais simplificada, é o que a empresa recebe em suas vendas de produtos ou serviços e o que ela deve pagar, quando usado o dinheiro do caixa.

Esse índice é fundamental na gestão do negócio, pois dá ao administrador uma visão completa do movimento financeiro de dinheiro que empresa possui.

Registrar todos as movimentações financeiras em dinheiro da empresa são de extrema importância, mesmo quando esses valores sejam pequenos. Essa exigência de controle se deve que, ao longo do mês, inúmeras pequenas operações em dinheiro são feitas e se não forem registradas, podem resultar em impactos negativos maiores nas contas do negócio.

A dica para manter esse controle é dividir o controle de fluxo de caixa em períodos. O período mais utilizado é o mensal, mas há casos em que se utilize o semanal e quinzenal, por conta do alto volume de informações e para garantir o melhor controle das operações.

 

Tipos de fluxo de caixa

Existem dois principais tipos de fluxo de caixa empregados no Brasil: o fluxo de caixa projetado e o fluxo de caixa livre. Vamos a explicação dos dois logo abaixo.

1. Fluxo de Caixa Projetado

O fluxo de caixa projetado possibilita ao gestor do negócio que ele analise as projeções do negócio à curto prazo, através das análises dos registros. Com essa análise, é possível se tomar decisões para otimizar a questão financeira do empreendimento, por exemplo

2. Fluxo de Caixa Livre

Já o fluxo de caixa livre permite que o gestor identifique no negócio a probabilidade de geração de capital nos diversos prazos (curto, médio e longo). Além disso, através dessa técnica, o administrador ainda pode verificar o saldo existente de dinheiro na empresa após todas as obrigações serem pagas.

Esse resultado é conhecido como fluxo de caixa operacional e é um instrumento importantíssimo na organização financeira.

 

Como o fluxo de caixa ajuda sua empresa?

Com todos esses controles sobre a movimentação de dinheiro na empresa, o fluxo de caixa permite que o empresário consiga verificar a rentabilidade do seu negócio. Através disto, ele também consegue mensurar os resultados presentes e futuros, com base em estimativas de rendimentos da empresa.

Essa importante ferramenta, mantém organizada todas as operações da empresa e registra toda a movimentação, garantindo segurança e transparência nos resultados finais. Ainda facilita a vida do contador, que pode trabalhar com mais agilidade nos processos da empresa.

Nós, da Lucroo, somos especialistas em gestão financeira e garantimos os melhores fluxos de caixa para seu negócio. Não perca a oportunidade e entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Postar um comentário