Na maioria dos casos, a atividade fim pela qual sua empresa foi constituída não tem muita relação com números, mais especificamente quando falamos de controlar o financeiro.
Este fator colabora para que muitas empresas deixem esse departamento meio de lado, não dando a devida atenção e empurrando com a barriga este setor que. embora esquecido, é importante para um negócio dar resultados e ter um futuro promissor.
Se você está começando a gerir o financeiro do seu negócio, qual é melhor: caderno, planilha ou sistema? Como controlar o financeiro da sua empresa? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe-nos agora e não se esqueça de deixar seu comentário.
3. Caderno
Quando se está gerindo um pequeno negócio, o famoso caderninho entra em ação. Nele são anotadas as movimentações diárias, entre entradas e saídas.
Alguns mais sagazes chegam a anotar contas complexas, com juros compostos e pagamentos a prazo. Porém, os problemas começam a surgir quando o empreendimento começa a aumentar.
Quando sua empresa é muito pequena, controlar o financeiro através de anotações em um caderno compensa. Mas, quando o volume de informações é muito alto, as coisas tendem a sair do controle.
Você já não tem mais tempo, muito menos memória suficiente para lembrar de tudo o que precisa anotar e aí começam a surgir falhas que, quando somadas, acabam acarretando grandes prejuízos.
2. Planilha
Uma saída ao caderno de anotações é o sistema de planilhas. Bem mais complexo que o seu antecessor analógico, as planilhas digitais agrupam uma quantidade de dados incalculável.
Não importa o tamanho de seu empreendimento, o sistema de planilhas serve para qualquer tipo de negócio.
Apenas um detalhe deve ser levado em consideração: quem é que vai cuidar das planilhas? E aqui que as coisas apertam.
Alguém deverá ser responsável por gerenciar todas as movimentações e controlar o financeiro. Este serviço demanda muita dedicação e atenção exclusiva.
Às vezes, dependendo do volume total de informações a ser analisado, deverá ser criado todo um setor, com pessoal tecnicamente capacitado para fazer este trabalho.
1. Sistema
Os sistemas vêm como ferramentas que podem auxiliar o setor financeiro em seus trabalhos. Através de softwares, as entradas e saídas são gerenciadas muito mais tranquilamente e com alta precisão.
Geralmente utilizados por empresas maiores por conta de seus altos custos de implementação e manutenção, pequenas e médias empresas acabam não conseguindo bancar tal investimento.
É aqui que entram as empresas prestadoras de serviço de terceirização financeira, como é o caso da Lucroo, que oferece serviços através das últimas tecnologias do mercado.
Temos um time de especialistas em assuntos financeiro, podemos gerenciar e controlar o financeiro do seu empreendimento de maneira remota, ou seja, à distância.
Assim, você poderá ficar tranquilo, tratar apenas da atividade principal de seu negócio e cuidar dos assuntos mais importantes, sem se preocupar em ter tempo para ficar registrando números o dia inteiro, pois nós cuidamos de tudo isso.
Conclusão
Nós da Lucroo, oferecemos serviços de controle financeiro trabalhando com a terceirização financeira. Entre em contato conosco e saiba como podemos colocar suas finanças no piloto automático.
Com nossas dicas de hoje, esperamos que o seu negócio decole e tenha cada vez mais sucesso. O departamento financeiro de qualquer negócio é muito importante e deve ser bem cuidado e gerido com eficiência. Aproveite nossas dicas ao máximo!