fbpx

5 erros financeiros que sua empresa não pode cometer


A gestão financeira de um empreendimento só não é mais importante do que a qualidade de seus produtos ou serviços e as respectivas vendas dos mesmos.

Para ilustrar bem toda essa importância, hoje trouxemos os cinco erros financeiros que sua empresa não pode cometer de jeito nenhum. Acompanhe a lista logo a seguir:

 

5. Não ter a noção exata do valor de seus produtos e serviços

Um dos erros financeiros mais comuns dos empreendedores é confundir preço com valor. Tenha em mente que valor é diferente de preço.

Devem ser levados em conta, portanto, muito mais do que os custos empregados na linha de produção ou na execução de serviços. Estamos falando de valores intangíveis e subjetivos.

Saber calcular o valor exato de seus produtos e serviços te levará a outro patamar em relação aos seus concorrentes. Sua clientela vai te procurar pela qualidade, não apenas pelo preço.

 

4. Não controlar o fluxo de caixa devidamente

No momento em que falamos sobre gestão financeira, surge um de seus sinônimos: fluxo de caixa.

Empresas que não controlam o seu fluxo de caixa devidamente cometem um grande erro financeiro. Às vezes, até fecham as portas por conta disso. Vale a pena ficar de olho nisso.

Só assim você saberá tudo o que aconteceu, tudo o que acontece e ainda o que está para acontecer em seu negócio, sempre planejando seus próximos passos com alta precisão, sem torrar dinheiro desnecessariamente.

 

3. Não saber qual é o desempenho do seu negócio

Toda atividade e gestão financeira de seu negócio devem estar ligadas a um controle de finanças eficiente, capaz de redirecionar os caminhos da empresa enquanto realiza lucros ou, infelizmente, se realiza prejuízo.

Seu empreendimento está rendendo lucro ou apenas afundando em prejuízos? Tal informação deve estar registrada e bem amparada por números concretos.

 

2. Não calcular pequenos gastos

Parece que não, mas um gasto aqui e outro ali, por menor que sejam, fazem total diferença quando reunidos e somados. Pequenas despesas tem o poder de quebrar grandes negócios.

É um erro financeiro bobo e simples de evitar, mas que assombra muitos gestores.

Gastos são gastos, sejam eles dez ou mil reais. Não importa o valor, devem ser tratados como despesas que são.

 

1. Não dar a devida importância para a gestão financeira

No começo, a gestão financeira funciona às mil maravilhas. Mas, a longo prazo, é extremamente difícil de se manter o fôlego inicial.

A disciplina de zelar pela saúde financeira da empresa, através de uma rigorosa gestão de finanças, simplesmente vai se esgotando conforme passa o tempo.

Uma gestão de qualidade toma tempo e demanda certas habilidades técnicas que poucos possuem, mas trata-se de um ponto chave para o sucesso de seus negócios.

 

Conclusão

Talvez a terceirização financeira seja a solução que você esteja procurando há muito tempo para o setor financeiro de sua empresa. Entre em contato conosco para informações.

Estas foram nossas dicas sobre como evitar os principais erros financeiros em seu pequeno negócio. Deixe seu comentário e nos diga quais desses erros você já cometeu e o que fez para solucionar o problema.

Postar um comentário