fbpx

Como otimizar seus processos financeiros em 2019


Esqueça esse papo de crise.

Olhe para o ano de 2019 não apenas como promessa, mas também como realidade, olhe para ele como um ano de grandes expectativas e de bons resultados práticos.

No post de hoje, você vai aprender como otimizar seus processos financeiros sem esquentar a cabeça. Está preparado?! Então continue acompanhando!

 

Tenha seus processos financeiros mapeados

Antes de se preocupar com a gestão do fluxo de caixa, comece mapeando todos os seus processos. Facilite as rotinas do seu pequeno negócio.

Como é que o seu empreendimento vai para frente sem ter uma bela rota para trilhar?

Para aperfeiçoar e otimizar seus processos financeiros ainda mais, mantenha o equilíbrio entre receitas e despesas.

Em teoria é simples, mas é importante prestar muita atenção quanto à análise e o controle das finanças.

Eventualmente, se houverem alguns gargalos que estejam prejudicando as suas operações, eles serão identificados nesta etapa. E caso você encontre certos processos ineficientes, parta para a próxima dica.

 

Invista em eficiência e descentralização

Nenhum funcionário gostaria de trabalhar em um negócio que possui tanta burocracia que os objetivos e finalidades se perdem no meio do caminho. Os clientes nunca vão querer adquirir produtos e serviços de um profissional com fama de enrolado.

Tempo é dinheiro.

Essa frase é clássica, verdadeira e importante para nós.

Seus melhores amigos devem ser os processos simplificados, sem burocracia, somados à transparência e a praticidade.

Facilite, na medida do possível, suas metodologias. Descentralize os processos financeiros que mais estiverem amarrando a sequência de trabalho.

Busque por ajuda de quem entende o que está fazendo e que também te ajude a melhorar os departamento financeiro, cada dia mais. A Lucroo pode te ajudar nisso, inclusive.

 

Automatize e agilize

Certos empreendedores querem economizar tanto que negligenciam a importância de um bom sistema automatizado.

Hoje em dia existem diversos softwares que podem te ajudar com a otimização dos processos financeiros. As vantagens são diversas, como por exemplo:

  • Agilidade e redução dos atrasos;
  • Sistema único de cobranças e pagamentos;
  • Diminuição das falhas de operação;
  • Rapidez, dinamizando seu tempo;
  • Valorização dos funcionários.

Sua maior preocupação com a automação financeira será estipular quais são os parâmetros que devem ser colocados em prática. Estabeleça, em conjunto com a sua equipe, quais são as prioridades e o que precisa ser apurado a cada intervalo de tempo.

 

Fique de olho nos resultados

Após estabelecer a automação, a sequência lógica será manter os olhos fixos nos resultados. Os números não mentem, são eles que vão te dizer se a empresa está tendo resultados positivos conforme as estratégias adotadas e se você está no caminho certo.

Pode ser que descubra desafios que antes não enxergava. Pode ser que você descubra o que te faz diferente da concorrência, possibilitando focar totalmente nesse ponto positivo e, ainda, melhorar eventuais pontos fracos da sua empresa.

Compare informações de diferentes relatórios e monitore as atividades financeiras mais importantes. Não deixe passar nada, aproveite seu tempo extra para focar em suas metas e caminhar mais rapidamente em direção ao sucesso de seu negócio.

 

Gostou das nossas dicas sobre como otimizar seus processos financeiros? Deixe seu comentário e interaja conosco. Para mais conteúdo, se inscreva em nossa lista de e-mail.

E se você quer otimizar os seus processos financeiros, mas não sabe por onde começar, entre em contato conosco. Temos um serviço de terceirização financeira personalizado para você.

Postar um comentário