fbpx

Segurança digital: 3 dicas para proteger seu negócio


Se você é como a maioria dos donos de pequenos negócios (muito ocupados), a segurança digital provavelmente não está no topo das suas prioridades, mas deveria.

 

De acordo com o estudo da Fiesp, 65,2% dos ataques cibernéticos em 2015 tiveram o foco em pequenas empresas. Foram 199 milhões de e-mails maliciosos e cerca de seis golpes por segundo. E os ataques continuam aumentando até hoje.

Grandes empresas com orçamentos gigantescos contratam profissionais para garantir a segurança de seus dados. Mas e os autônomos e proprietários de pequenas e médias empresas? O que eles podem fazer para se manterem seguros?

“Instale um antivírus junto com um firewall e você vai estar seguro”, eles disseram.

Esses dois itens são importantes, mas ambos não fazem milagres. Então, acompanhe-nos agora e confira cinco maneiras de proteger seu negócio na era digital. Vamos lá?

 

Segurança digital: identificando vulnerabilidades antecipadamente

Pare e pense em uma coisa que mantém o seu negócio funcionando. O que seria?

Se você é um web designer freelancer, provavelmente você armazena seus projetos no seu computador ou na nuvem. O que aconteceria se a sua conta na nuvem fosse hackeada ou se todos os arquivos do seu computador fossem criptografados por um invasor?

Vamos para um cenário diferente…

Você é um digital influencer famoso. Grande parte da sua renda gira em torno das suas redes sociais, como o Facebook e Instagram. O que aconteceria se alguém hackeasse seus perfis?

É importante que você identifique as vulnerabilidades do seu negócio e se concentre em contorná-las desde o início. As próximas dicas vão lhe ajudar a fazer isso.

 

1. Use senhas difíceis, bem difíceis

Com diferentes senhas para cada site ou conta que você cria, como você poderia lembrar de tudo isso? Essa é uma das razões pelas quais os padrões de senha da maioria das pessoas são ridiculamente fáceis.

O Tecnoblog compilou uma lista das 25 piores senhas do ano passado. As 5 principais senhas mais usadas foram:

  1. 123456
  2. senha
  3. 123456789
  4. 12345678
  5. 12345

SOLUÇÃO:

  • Nunca use senhas idênticas em diferentes contas ou sites
  • Não reutilize senhas antigas
  • Não armazene suas senhas em forma física. Diga não aos post-its para isso.
  • Crie uma senha forte. Utilize números, letras maiúsculas e símbolos.

 

2. Tome cuidado nas viagens

Atualmente, com um dispositivo conectado à Internet, você pode administrar seu negócio de qualquer lugar no planeta.

Se você é um nômade digital, provavelmente você dependa de Wi-fi em locais públicos para trabalhar. E com os péssimos planos móveis das operadoras, a conexão “gratuita” pode parecer interessante.

Embora seja uma boa opção para “economizar”, conectar-se em redes públicas coloca seus dados em risco. Invasores podem pegar informações privadas nessas redes com facilidade.

Para eliminar esse risco, você pode evitar conectar-se ao Wi-fi público, mas provavelmente você não vai nos ouvir. Então, a nossa dica é migrar seus dados para a nuvem, pois assim você terá seus arquivos em segurança mesmo se alguém invadir seu dispositivo.

 

3. Confie na nuvem

Em termos de segurança digital, manter os seus dados fora da Internet parece ser uma boa ideia. Afinal, nada de ruim pode acontecer com seus arquivos em papel, não é?

Na verdade, a migração e digitalização dos seus arquivos para a nuvem melhora a segurança de dados em inúmeras categorias.

Provedores de serviço em nuvem, especialmente os de terceirização financeira, têm diversos meios de proteger suas informações. Além dos algoritmos de criptografia e monitoramento diário de dados, essas empresas garantem que eles também estejam “fisicamente” protegidos em seus servidores. A Lucroo também faz isso!

Se você salva seus arquivos em um HD, por exemplo, eles podem ser facilmente corrompidos para sempre. Já na nuvem, graças aos mecanismos de backup, essa possibilidade não existe.

Se você ainda não está familiarizado com um sistema de gestão financeira online (em nuvem), dê uma olhada neste artigo para saber mais sobre.

 

Você pode investir horas aprendendo coisas técnicas de segurança digital. Você pode gastar muito dinheiro com um software de segurança. Mas se você não tomar cuidado com as coisas simples, tudo isso não adiantará nada.

O que achou do artigo? Gostaria de acrescentar mais alguma dica? Interaja conosco!

Postar um comentário